Nossa Equipe

08/12/2016 - HISTÓRICO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA IVANIR DE MELLO




A Clínica da Família Ivanir de Mello foi construída junto ao Parque Radical do Rio, um dos complexos esportivos do município para as Olimpíadas Rio 2016. Como diferencial no Município do Rio de Janeiro, a Clínica da Família (CF) funcionou como equipamento de apoio no evento das Olimpíadas 2016 que aconteceu de 5 a 21 de Agosto de 2016.

No "momento olímpico", a CF funcionou como suporte assistencial básico para os trabalhadores e espectadores do Parque, com os serviços de raio X e ultrassonografia (USG) também para os atletas referenciados ao local pelos profissionais da empresa Rio 2016 que ficaram responsáveis pela assistência emergencial do Parque durante as Olimpíadas. Foram realizados 73 atendimentos (30 aos trabalhadores do Parque, 23 a voluntários, 19 a espectadores e 1 para trabalhador das Forças Armadas); desses 73 atendimentos, 61 foram destinados a brasileiros e 11 a estrangeiros (2 do Canadá, 2 dos Estados Unidos, 2 da Austrália, 2 da Colômbia, 1 da África do Sul, 1 do Reino Unido, 1 da Ucrânia e 1 da Inglaterra).

Após as Olimpíadas, como o Parque não foi planejado para funcionar nas Paraolimpíadas, aconteceu a inauguração em 26 de Agosto de 2016, com as quatro equipes de Saúde da Família (ESF): Acarape, Toscana, Nazaré e José da Motta. Além destas, compunha o grupo 2 auxiliares administrativas, 1 farmacêutico e 1 auxiliar de farmácia, 1 equipe de saúde bucal modalidade II, serviço de ultrassonografia com 2 profissionais médicos, serviço de radiologia com 1 técnica de radiologia, 1 educador físico, 1 vigilante e 1 equipe com 5 profissionais do setor de higienização.

A partir do final de Setembro, além das 4 equipes de Saúde da Família, os profissionais das duas novas equipes, Tenente Serafim e Japoara, foram agregados, juntamente com uma equipe de saúde bucal modalidade I, totalizando 6 ESF. Houve redivisão do território, além do processo de discussão e encaminhamento de casos e cadastros entre todas as equipes da Unidade. Em Dezembro ganhamos mais duas equipes: Flores e Parati, com nova redivisão do território totalizando 8 equipes. Em Janeiro um novo dentista se juntou a nós, aumentando nosso grupo para 3 equipes de Saúde Bucal.

A CF Ivanir de Mello atende uma fração dos bairros de Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Anchieta e Parque Anchieta e faz limite principalmente com os bairros de Guadalupe, Marechal Hermes e Realengo. O território adscrito e de responsabilidade da Clínica está previsto para prestar assistência a aproximadamente 28.401 pessoas, segundo IBGE de 2010. Para tanto, foi planejada a implantação de 8 ESF.

Até o dia 7 de Novembro de 2016 (menos de 3 meses de funcionamento), consta-se que a CF Ivanir de Mello possui 29,43% de cobertura do território.

Dentre os serviços prestados, vale destacar ultrassonografia e radiologia, consultas médicas, de enfermagem e saúde bucal; reuniões de equipe, gerais, com os agentes comunitários de saúde e com o corpo técnico; visitas domiciliares, coleta de sangue, eletrocardiograma, dispensação de medicamentos sob supervisão, controle e avaliação farmacêutica; atividades de caminhada e exercícios na academia carioca e grupos de educação em saúde. Atualmente, estão acontecendo o Grupo de Gestantes e Casais, Planejamento Reprodutivo, encontro com os usuários beneficiários do Bolsa Família, Colegiado Gestor, Grupo de Tabagismo e Grupo de Hábitos Saudáveis. E em breve, Grupo de Artesanato, Grupo de Horta e Aulas de Dança.





























0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Marechal Alencastro, s/n - Deodoro

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h


Sábados de 08h às 12h
Telefones

(21) 9846-40397 / 3229-3016

Tecnologia do Blogger.