quinta-feira, 11 de maio de 2017

SAÚDE MENTAL É PAUTA DE REUNIÃO GERAL DA C. F. IVANIR DE MELLO

Por: Sebastian Tashow

Desde que foi inaugurada em 26 de agosto de 2016, a Clínica da Família Ivanir de Mello tem sido referência de saúde para a população de Ricardo de Albuquerque e Deodoro, territórios anteriormente desassistidos pela atenção básica.

A implantação do serviço veio de encontro a várias demandas e reivindicações antigas  de uma comunidade adoecida. Todos os dias adentram por nossas portas pacientes hipertensos fazendo picos hipertensivos, diabéticos descompensados, crianças sem acompanhamento, mulheres e homens com patologias diferentes  que merecem do profissional de saúde um acolhimento e escuta qualificada.

E nessa escuta qualificada pacientes com demandas ligadas a saúde mental. Todos os dias nos deparamos no espaço da Clínica das Família Ivanir de Mello com os sofrimentos alheios das vozes que gritam e não são ouvidas, dos corpos que perambulam pelas ruas ignorados pela sociedade. Perderam o nome, a identidade, e confesso que me faz lembrar da música do cantor e compositor Caetano Veloso: "Caminhando contra o vento sem lenço e sem documento...". 

Nosso olhar para esse público precisa ser diferenciado, é preciso trabalho árduo e construção de projeto terapêutico singular. Apesar desses usuários não serem de ninguém, são nossos. A amplitude da saúde da família engloba da criança que ainda está no ventre materno ao paciente idoso em fase terminal. Coordenar o cuidado, repensar encaminhamentos e produzir responsabilização também faz parte dessa clínica ampliada.

Me lembro de um jovem, aparentemente sem futuro. Agredido por todos, inclusive vítima da família. Desagarrado da vida tenta o suicido. Sem chão, regride no tempo. Se isolo num quarto, onde vive o isolamento e o embotamento social e afetivo. Chegamos  até ele devido as crises. Através da fala nos comunicamos por um tempo. Não sou psicólogo, mas posso ouvi-lo e isso fiz.  Após alguns atendimentos a construção de um projeto singular em equipe. Dança, música, artesanato e convite para viver em sociedade. As crises se foram. as dores passaram e as feridas em processo de cicatrização. Refeitos os laços familiares. Somos atenção básica e não um serviço especializado, mas fizemos a diferença para esse rapaz.

Como essa, muitas outras histórias podemos contar. E isso não nos faz apenas contadores de histórias, nos faz protagonistas no acesso de todos usuários ao SUS. Esse é o nosso objetivo.

Na saúde mental ainda somos bebês e engatinhamos lentamente, passo a passo. As quedas fazem parte, mas o levantar-se e seguir em frente é importante, e nosso próximo passo, decidido em reunião geral é montarmos um grande coral, de vozes, vozes que serão ouvidas, lembradas e aplaudidas  por todos.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Marechal Alencastro, s/n - Deodoro

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h


Sábados de 08h às 12h
Telefones

(21) 9846-40397 / 3229-3016

Tecnologia do Blogger.